Membros Acadêmicos 
- Fundadores -

A História nos conta que as grandes obras foram realizadas pela contribuição de grandes pessoas. Por esse motivo surgiu a ABHL, com o propósito de construir uma boa história no nosso país e valorizar as grandes mentes desta Nação.

Deseja tornar-se Membro? Candidate-se clicando aqui...

imagem abhl.webp

Anapuena Havena

Fundadora

Anapuena Havena é escritora, historiadora, pesquisadora e empreendedora cearense. 

Autora dos romances de época Encantos do Café - Decisões; Encantos do Café - Desvendar e Descobrindo a Nobreza do Amor, e do infantil O príncipe que não sabia brincar. 

Anapuena é membro de academias literárias nacionais e internacionais, e tem participação em diversas antologias. 

Apaixonada por Literatura e História do Brasil, a autora é idealizadora e cofundadora do Café Patriota – espaço cultural que tem como missão a propagação do conhecimento, valorização da História e Literatura brasileira, preservação do patrimônio material e imaterial, e incentivo à leitura.

 

Na qualidade de proprietária e Diretora Cultural do Café Patriota, promove palestras e aulas gratuitas, apresentações e lançamentos de livros e concursos literários.

Foi organizadora de “Brasilidade, um canto de amor à Pátria”, uma obra que reúne as poesias selecionadas no II Concurso Literário Café Patriota e conteúdo histórico.

 

Anapuena Havena é Membro Fundadora da Academia Brasileira de História e Literatura - ABHL.

Klezer Paiva com PELERINE.jpeg

Klezer Paiva

Fundador

KLEZER ANTONIO TENÓRIO PAIVA nasceu em Belém-PA.

Graduado em Direito, pós-graduado em Direito Tributário, graduado em Licenciatura em Direito e Legislação. Fez curso de aperfeiçoamento em língua inglesa na Universidade Saint Jhon’s, Nova Yorque/USA.

 

Analista Judiciário (aposentado) do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, professor concursado do Governo do Estado do Amapá.

Membro efetivo da Associação Literária do Amapá, titular da cadeira n. 68 da FEBACLA - Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes.

É autor dos livros “Poematizando” e “Café e os Poetas (Coletânea). Coautor em diversas antologias.

 

O autor é Doutor Honoris Causa em Literatura e Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural - FEBACLA. Foi agraciado com a Comenda do Mérito Histórico D. João VI e com o título de Cavaleiro Comendador na Soberana Ordem Da Coroa De Gotland – FEBACLA.

Alexandre Abdo.jpg

Alexandre Abdo

Fundador

ALEXANDRE ABDO é jornalista, poeta, escritor, artista plástico e designer gráfico.

Doutor Honoris Causa em Comunicação, Comendador, Embaixador da Paz pela UPF- Universal Peace Federation e pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix.

Participou como coautor de diversas antologias poéticas. E, em breve, lançará seu livro de poesias intitulado “100 Palavras de Poesia”.

Alexandre Abdo é CEO da TV Channel Network e colunista em portais de notícias.

Nara Pamplona.jpg

Nara Pamplona

Fundadora

Nara Pamplona nasceu na cidade de Fortaleza, tendo se graduado em Direito na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

 

Exerceu, inicialmente, a advocacia em escritórios particulares e próprio e, posteriormente, fazendo Concurso Público, obtendo aprovação para o cargo de Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro.

É membro e fundadora de várias Academias de Letras e Artes brasileiras e de outros países, tendo merecido inúmeras comendas, medalhas, prêmios, diplomas e destaques literários, sendo um deles pela edição de seu primeiro livro, “ Acordes de Coração” no ano de 2015 e o segundo “ 40 Poemas escolhidos pelo Autor”, em 2019.

Lincoln Chaves.jpeg

Lincoln Chaves

Fundador

Lincoln Chaves é advogado, empresário e ativista cultural cearense.

Formado em Direito, pós-graduado em Direito Tributário. Coautor da obra “Brasilidade, um canto de amor à Pátria”.

Fundou, junto à sua esposa Anapuena Havena, o Café Patriota - cafeteria e espaço cultural que tem a História do Brasil como temática.

Lincoln Chaves é Membro Fundador da Academia Brasileira de História e Literatura.

Adam Mattos.jpeg

Adam Mattos

Fundador

Adam Mattos é escritor, poeta e advogado. Autor dos livros “Alma em pedaços” e “Devaneios de uma mente perturbada”.

Coautor de diversas antologias, organizador das obras “Corvo Literário - Poesias, Contos, Crônicas e Cordel brasileiro” e “Corvo Literário - Insanidade”.

Editor-chefe e fundador do Corvo Literário, mediador do Clube de leitura da editora Flyve e acadêmico de Letras. Pós- graduado em Literatura brasileira; História das Religiões; Filosofia e Sociologia, e História antiga, medieval e moderna.

Membro da Academia Independente de Letras, cadeira 170 (A Tolerância), Embaixador internacional da paz pelo World Literacy Forum for peace and human rights e Doutor Honoris Causa em literatura pela FEBACLA.

Francisco Martins PELERINE 2.jpg

Francisco Martins

Fundador

Francisco Martins Silva, professor, escritor e poeta. Natural de São Félix de Balsas-MA, reside em Uruçuí-Piauí.

Formado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí e pós-graduado em Pedagogia Escolar. Produz contos, poemas, crônicas, ensaios e peças teatrais.

Criador dos Projetos Cirandas para Gostar de Ler, Acervo Cultural São Félix de Balsas e Companhia Teatro e Poesia.

Tem participação em centenas de antologias. Membro de diversas Academias de Letras e Música.

Autor do livro Um tributo à natureza pela editora Câmara Brasileira de Jovens Escritores/RJ, além das publicações: Cirandas Poéticas, Ciranda dos Contos, Teatro e Poesia: expressões divinas da Arte; e as peças de teatro: Uma ciranda no bosque; A senhora dos Livros; São Félix, um Santo que já foi Príncipe, dentre outras.

 

Dentre os diversos prêmios e títulos de Francisco Martins, o autor recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. E recebeu, em 2021, da Organização Mundial dos defensores dos Direitos Humanos/ Word Organization of Human Rights Defenders, a Comenda Internacional Diplomata Ruy Barbosa (O ÁGUIA DE HAIA).

Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho.jpeg

Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho

Fundador

.Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, brasileiro, nascido em 20 de Agosto de 1974, natural do Rio de Janeiro, filho de Dom Severino Camêlo de Carvalho e Dona Valdete Vicente da Silva, casado com Quelita Magalhães Damascena Carvalho, com quem tem dois filhos, Gabriel Magalhães Carvalho e Rafhael Magalhães Carvalho.

 

O Prof. Dr. Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho é Jornalista, Poeta, Escritor, Doutor em Teologia, Doutor em Filosofia Univérsica, Ph.I - Philosophos Immortalem, Pesquisador em Arte e História, Produtor e Gestor Cultural, Bacharel em Direitos Humanos com ênfase em Ciências Sociais, Colunista do Jornal Cultural Rol, Juiz Arbitral de Direito Nobiliário Internacional, Presidente da FEBACLA - Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, Príncipe Chefe da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Diretor do Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos.

 

Detentor de centenas de títulos, medalhas e condecorações concedidas por instituições no Brasil e no exterior, recentemente recebeu o Título de Doctor of Humane Letters da Logos University International (UNILOGOS) e o Título de Doctor of Philosophy in Peace da International University of Higher Martial Arts Education.

Wanda Rop PELERINE.jpg

Wanda Rop

Fundadora

Wanda Rop, paulista, residente em Porto Velho-RO, ama ler e escrever poemas.

 

Pós-graduada em Estudos Linguísticos e Literários, Docência Do Ensino Sup. e Neuropsicologia; Gestão Escolar (administração, Direção, Supervisão e Inspeção Educacional e MBA Executivo em Negócios Imobiliários e Turismo.

Atualmente, Acadêmica no Curso Superior de Filosofia. Major PMRO, formada em Segurança Pública na Academia Da PMBA.

Vida cheia de amor aos livros, foco e muita fé! Autora do Livro “Paixões e Poemas de uma mulher intensa” (Ed. Sunny/Ed. Uiclap). Sendo aclamada recentemente com títulos de referência na Literatura, tornando-se membra efetiva imortal da Academia Intercontinental Sênior de Literatura e Arte (AISLA) e da Ordem Literária Omnium (OLO) e também Título de Referência Literária Contemporânea, no 1º Prêmio de Literatura Coleção Opostos.

Além de dedicação ao seu Livro, recentemente publicado, a autora Wanda Rop também fará parte em 2021 de outras Coletâneas: “Histórias de Traição”, da Editora Todas as Musas – Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte; da Coletânea Literário IX Edição “Florilégio do Brasil” da Editora Pindorama e da Antologia “Na Textura Sólida das Nuvens”, Coleção Opostos, da Editora Conectatum e da Antologia À Flor da Pele.

Rosildo Barcellos.jpg

Rosildo Barcellos

Fundador

Rosildo Barcellos é professor de História Regional no Curso Acadêmico Vestibulares. É membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

 

Detentor das medalhas do Mérito Pantaneiro, Zumbi dos Palmares, Antônio Felix Filho e Francisco Anselmo de Barros. Galardeado com o troféu Tuiuiú Dourado, Marçal de Souza Tupa-Y, Cetran de Jornalismo e Personalidade Literária 2021.

Recebeu as comendas Ministro Wilson Fadul, Visconde de Taunay, Germano Carretoni e Vespasiano Martins, e teve os seus artigos de trânsito traduzidos para a língua Terena pela Doutoranda em Antropologia pela PUC/Campinas, Lindomar Sebastião.

 

Em 2017, foi homenageado pela Escola de Samba Imperatriz Corumbaense, onde a vestimenta de uma ala inteira eram os artigos do escritor, que hoje passam dos 1400, publicados semanalmente, desde fevereiro de 1992, em jornais e revistas espalhados por nove estados da federação.

Membros Acadêmicos

Igo Rafael.jpg

Igo Rafael

Acadêmico

Igo Rafael nasceu em Teresina - PI.

 

Poeta, historiador, colaborador do Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório, Diretor - Geral do Círculo Monárquico do Piauí, ocupante da cadeira nº13 da Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior - AHMOCAMPI, Palestrante do Instituto de Debates Chapada do Corisco.

Foi membro da Comissão de Pesquisa e História dos 190 anos da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo. Ministrou minicurso sobre história da literatura piauiense.

 

Em 2021, lançou O Signo da Cidade Nostálgica, livro que contém poesias sobre a cidade de Teresina.

 

Atualmente, se dedica às pesquisas na história e literatura piauiense

marilda.jpeg

Marilda Ribeiro

Acadêmico

Marilda de Fátima Ribeiro Peixoto é graduada  em Pedagogia, Pós-graduada pela FERLAGOS, Cabo Frio- RJ, e graduada em TTI. 

Membro da Academia de Letras e Artes de Anicuns - ALAA e Membro da Academia Independente de Letras- AIL. Especializada  em Literatura Brasileira, selecionada em diversas antologias, recentemente lançou o livro Ponto de Partida.

tamiazo.jpeg

Paulo Tamiazo

Acadêmico

Paulo Tamiazo é Bacharel e Licenciado em História. Pesquisa há 28 anos a história de Cordeirópolis (SP), com seis livros publicados e mais de cem artigos jornalísticos. Membro de diversas academias literárias. 

Benamim.jpeg

Benjamim Apolonio

Acadêmico

Benjamim Apolonio do Nascimento reside em Santa Rita – PB. É formado em Processos Gerenciais, especializado em Gestão e Normatização de Trânsito e Transporte -  IBRA. 

 

Fã de Augusto dos Anjos e Fernando Pessoa, sua primeira poesia, em 2016, foi publicada no "espaço do servidor", da revista SESC NACIONAL de servidores. Teve seu primeiro livro de poesia publicado em 2021, "Empåtica Mente Poética ", participou de várias antologias, dentre elas a antologia "Mãe", pela editora Versejar;  “Mulher” - Escriba; "Florir Poético" - Breccibooks; "Mãe Precioso Amor" - Antologias Brasil; Delícias de uma Paixão - Antologias Brasil; Almas Cativas - Biblioeditora, Cartas ao Remetente - Breccibooks; Osquestra Escrita - Escriba; Razão e Sensibilidade - Breccibooks, entre outros.

Membros Correspondentes

Fernando Mendes.jpeg

Fernando Mendes

Correspondente de Portugal

Fernando Henrique Vaz Mendes é presidente da Academia de Letras e Artes da Guiné Bissau, instituição que tem como objetivo promover o desenvolvimento das letras e artes e a preservação dos valores histórico-culturais da Guiné-Bissau.

Licenciado em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, em Portugal.

Manuel Beninger.jpg

Manuel Beninger

Correspondente Guiné-Bissau

Manuel Maria Beninger Simões Correia nasceu em Lourenço Marques, Moçambique. Casado, com Licenciatura e Mestrado em Engenharia Civil, pela Universidade FP Porto, e Licenciatura em Ciências de Educação pela Universidade do Minho.

Presidente da APAM - Associação Portuguesa dos Autarcas Monárquicos e da Fundação Meninos de Bissauzinho, instituição de solidariedade para com a Guiné-Bissau.

Empresário nas áreas de Turismo Rural e Kiwi-cultura, Director da empresa TECNIBUILD GMBH, na Alemanha.

Foi deputado Municipal na cidade de Braga por doze anos.

Galardoado pelo presidente dos EUA Barack Obama com o "President’s Lifetime Achievement Award 2016";

Recebeu a Moção de Congratulações pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro;

Doutor Honoris Causa Humane Letters (Letras Humanas) pela Logos University International, Miami-EUA;

Doutor Honoris Causa em Educação;

Delegado Defensor dos Direitos Humanos pela Federação Brasileira de Defesa dos Direitos Humanos, certificado pelo Ministério da Justiça do Brasil;

Autor do Projecto de Irmanação entre as cidades de Braga (Portugal) e Rio de Janeiro.

Tem diversas distinções cavalheirescas como: Cavaleiro Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Casa Real Portuguesa; Comendador de Justiça da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém; Comendador da Ordem do Mérito Civil (Laos); Cruz de Mérito de Frei São Dom Nuno Álvares Pereira, da Ordem Soberana Militar e Hospitalar de São João de Jerusalém, de Rhodes e de Malta (Malta);

Medalha “Amigo da Marinha”, atribuída pela Marinha do Brasil; Dragomanov Medal for European Communication da National Pedagogical Dragomanov University, Kiev, atribuída pelo Ministro da Ucrânia Volodymyr Yevtukh (Ucrânia).

Manuel Beninger é membro de diversas academias literárias