top of page
  • Instagram
  • Facebook
ABHL-LOGO-FOLHAS-P.png

Anapuena Havena

Atualizado: 28 de nov.

ree


Titular da Cadeira Número 1

Patrono: Dona Leopoldina

Status: ATIVO

ree

Anapuena Havena é escritora, historiadora, pesquisadora, empreendedora e ativista cultural cearense, residente nos Estados Unidos.


Bacharel em História e pós-graduada em História do Brasil, possui também formação em Terapia Familiar. É mestre em Psicologia Infantil e Adolescente e doutora honoris causa em História, Literatura e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.


Dedica-se às pesquisas nas áreas de História e Genealogia, levando esse conhecimento para o centro de suas obras, que unem narrativa literária, identidade cultural e investigação histórica.


Inspirada por seus filhos, realizou o sonho de escrever seu primeiro livro em 2014: o infantil O Príncipe que Não Sabia Brincar, publicado em 2016. Em seguida, lançou o romance Descobrindo a Nobreza do Amor (2017) e, logo depois, Encantos do Café – Decisões (2018), obra que retrata um importante período da História do Brasil de forma leve e cativante. Esse romance a inspirou a fundar o Café Patriota, espaço histórico-cultural dedicado à valorização da História, Literatura e Cultura brasileira, onde promoveu palestras, cursos gratuitos, concursos literários e lançamentos de livros, consolidando sua atuação como difusora do conhecimento.


Em 2019, organizou e foi coautora da antologia Brasilidade: um canto de amor à Pátria. Em 2020, publicou o romance de época Encantos do Café – Desvendar e, em 2021, fundou a Academia Brasileira de História e Literatura (ABHL), instituição da qual é presidente.


Mais recentemente, apresentou ao público juvenil O Poder Adormecido, obra que aborda temas como autoconhecimento e encorajamento.


Atualmente, Anapuena dedica-se ao aprofundamento de suas pesquisas históricas e genealógicas para seu próximo romance e prepara também o lançamento de seu novo livro infantil, O Livro Mágico das Virtudes, ambos previstos para 2025.


Sua contribuição ao meio cultural lhe rendeu convites para integrar diversas academias literárias e instituições culturais no Brasil e no exterior, além de publicações em antologias e do recebimento de prêmios e reconhecimentos.


Arte de Divulgação:

ree





Comentários


bottom of page