top of page

Um Café que conta História, por Anapuena Havena.

Atualizado: 2 de abr. de 2022





Um lugar para se tomar uma boa xícara de café e viver, literalmente, uma boa história. Lugar que concentra História do Brasil, literatura, música erudita e gastronomia. Um projeto transformado em espaço histórico e cultural, localizado em Quixadá, no interior do Ceará, e tem o nome de Café Patriota.


E tudo começou com um livro...


Escrevi o romance de época “Encantos do Café” em 2016. O enredo se passa numa importante fazenda cafeeira, na região do Vale do Paraíba. Seu ponto inicial é a mudança de uma família italiana para o Brasil, tendo como destino a fazenda Boa Fé. A fazenda guarda as histórias vividas por gerações e também suas tradições, inclusive, a tradição do negócio cafeeiro. Até que a jovem Ceci, herdeira da família e uma apaixonada por História do Brasil, decide conquistar os seus próprios sonhos - isto no segundo volume do livro.


Tamanha foi minha inspiração ao finalizar a obra que desejei transformar o sonho de Ceci em realidade. Ou será que emprestei o meu próprio sonho à personagem? Será o desejo de Ceci a voz do meu inconsciente? Bem, ainda não tenho esta resposta, mas posso dizer que não sonhei sozinha e tive o apoio do meu esposo, Lincoln Chaves, para a realização do projeto.


Certamente, muito me envolvi com o desenvolvimento da obra ao pesquisar sobre o café, pois o fruto faz parte da cultura brasileira e está intimamente ligado à História do Brasil.


O café está representado na nossa primeira bandeira como nação independente; por causa do café, as primeiras ferrovias foram implantadas em solo brasileiro; o excedente do lucro do negócio cafeeiro permitiu o investimento na industrialização do país. O café também brinda momentos especiais, é uma maneira gentil de receber pessoas queridas, acompanha prazerosas conversas. Ele tem cheirinho de afago, de carinho, de lembrança boa...


Definitivamente, o café faz parte do brasileiro!


É interessante também recordar o que o ambiente de cafeteria representou no passado: lugar de compartilhamento de informações; onde escritores, jornalistas e políticos frequentavam para divulgarem e debaterem suas idéias. Consideramos interessante resgatar este conceito e tornamos o Café Patriota um lugar de interação e aprendizagem, por meio de realização de palestras e aulas gratuitas, com o propósito de facilitar o acesso ao conhecimento.


Uma questão que sempre me incomodou foi perceber que muitas pessoas não se interessam pela história de seu próprio país. Tem uma frase de Heródoto que gosto muito: Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro. Um povo que não sabe de onde veio, não pode saber para aonde vai! Diante deste pensamento, passei a direcionar a minha escrita ao gênero romance, como estratégia para propagar a história e a cultura brasileira. Acredito que, utilizando-me de linguagem simples e de um romance envolvente, posso apresentar ao leitor o conhecimento histórico de maneira mais leve e atrativa. Despercebidamente, o leitor entra em contato com importantes elementos da História do Brasil, aprende e pode despertar o seu interesse sobre o assunto.


Este conceito também está no nosso espaço. A História do Brasil é apresentada por meio de quadros, arquitetura e decoração ambiente, plantas, objetos, livros e réplicas de documentos, e o delicioso aroma de café dá o toque todo especial! Uma verdadeira imersão no passado.


Livros jamais poderiam faltar! Afinal, foi um livro que deu vida ao Café Patriota. Temos uma livraria, também biblioteca, que contém desde os principais clássicos da Antiguidade aos contemporâneos. A intenção é que nossos frequentadores tenham contato com a literatura e se tornem leitores, que eles tenham acesso facilitado ao conhecimento. Desejamos enriquecer intelectualmente a população.

Como autora, quero inserir os colegas da área neste projeto e é exatamente com este propósito que promovemos concursos literários, para valorizar e incentivar o autor local. Do nosso último concurso resultou a obra “Brasilidade, um canto de amor à Pátria”; obra que reúne poesia cearense e conteúdo histórico – a encantadora união de história e poesia.


Seguimos com a missão de valorizar a cultura brasileira, de apresentar um Brasil rico em história, cultura e sabores. Costumo dizer que quero deixar como legado para os meus filhos a construção de um Brasil melhor e o Café Patriota faz parte disso.

Anapuena Havena

Escritora, historiadora, pesquisadora e empresária cearense.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Poemas

bottom of page